sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O violino sua história e a Luteria

 O violino é um instrumento reconhecido e admirado, a respeito do qual existem muitas histórias e até lendas. Dentre essas histórias é muito comum ouvirmos sobre o famoso construtor Stradivari e seus violinos, e freqüentemente nos deparamos com alguém dizendo ter um deles em sua família. Em primeiro lugar, faz-se necessário dizer que Antonio Stradivari foi um liutaio (artesão que constrói instrumentos de corda) que trabalhou na cidade italiana de Cremona entre os séculos XVII e XVIII. 

Nessa época, a construção de violinos alcançava o seu ápice. Stradivari teve uma vida bastante longa, o que lhe possibilitou fazer muitas experiências e aprimorar os resultados obtidos por outros liutaios anteriores a ele. Sabendo da existência de outros liutaios e das escolas de liuteria às quais pertenciam, podemos perguntar quem eram eles e quais as suas contribuições para o violino.  

Dessa maneira, abordaremos nesse blog a liuteria desde o surgimento do violino, falando dos principais construtores, escolas e de seus instrumentos,
além de, junto a isso, fazermos um levantamento de informações obtidas através de vários autores para sabermos um pouco mais sobre essa origem (onde, quando, por que e por quem foi criado).

A partir do momento em que chegamos a uma data aproximada do início da criação do violino, procuraremos contar a história da liuteria artística desde o surgimento do violino no século XVI, passando pelas suas principais escolas de construção, dos séculos XVII e XVIII até os dias de hoje. 

Procuraremos saber se muita coisa mudou nessa arte de construção. Tendo em vista que ela alcançou seu apogeu já há alguns séculos, seria ela considerada uma arte estagnada? É possível haver mudanças na forma de construir ou elas só podem ocorrer no sentido de subsidiarem uma facilidade à arte do liutaio? Como é o trabalho de um profissional da atualidade que segue a tradição, e qual a sua visão a respeito dessa profissão hoje em relação ao passado e o que há
por vir? 

O método usado para este trabalho de pesquisa, consiste na leitura de livros a respeito da história do violino e liuteria, em conversas que tive com alguns liutaios e em pesquisas a sites relacionados a esses assuntos, a fim de saber a opinião de liutaios a respeito de suas experiências com novas tecnologias e os seus benefícios para o trabalho do liutaio.

 Outro objetivo desse assunto é obter a análise de profissionais a respeito dos instrumentos antigos e dos construídos hoje em dia, comparando o nível de qualidade entre eles. De início, as dificuldades com relação a informações sobre o começo da história do violino são apontadas, para em seguida serem apresentadas as respostas de alguns autores a respeito do que teria causado essa escassez de dados. 

Em decorrência dessa falta de informações, estudiosos do assunto buscaram em pinturas e documentos da época os indícios do surgimento do violino, sendo que as pinturas mais relevantes serão aqui apresentadas(Em breve). Tendo em vista que o violino é um amálgama de outros três instrumentos, as características de cada um serão descritas para, em seguida, ser oferecida ao leitor desse blog, a definição de cada parte do violino. 

A partir daí, as principais escolas de liuteria dos séculos XVII e XVIII serão
apresentadas junto aos seus construtores mais importantes, culminando nos dias atuais. Acredito que este assunto possa servir de ajuda principalmente a estudantes de violino, pelo fato de expor em uma forma concisa os principais fatos da liuteria e um pouco de sua história, fazendo uma apresentação, despida de alguns mitos, dos principais construtores desse instrumento. O fato de o violino ser apresentado parte por parte bem como a apresentação do seu processo de construção passo a passo e a descrição de algumas transformações que ocorreram no decorrer de sua história também é de grande ajuda.

Essas questões serão respondidas através desse blog com assuntos que tenho conhecimento e outros que pesquisei e encontrei muita coisa boa, espero que apreciem os próximos post's.

Abraços a todos.

Um comentário:

  1. Bom dia gostaria de saber se você tem representações de arco junto às orquestra ?

    ResponderExcluir